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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais.

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Mensagem  Suzana.Figueiredo Seg Mar 15, 2010 7:46 am

Segue abaixo os artigos referentes as últimas aulas. Não se esqueçam. Não é resumo. Não é colagem. Não se esqueçam das dicas de metodologia científica. Integre todos os artigos e faça uma síntese única.

Este fórum fecha domingo, dia 21 de março. 12:00 horas.


Esse tópico não é apenas para realização. Cada síntese terá nota. Aqueles que obtiverem nota acima de 8, considera objetivo concluído. Aqueles que tiveram nota abaixo de 8, será considerado não-concluido.

Liderança

http://administradores.com.br/informe-se/informativo/aversao-a-lideranca-saiba-mais-sobre-ela/31090/
http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/6408/como-identificar-uma-lideranca-tirana.html
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/6069/os-tres-mosqueteiros-corporativos-cultura-equipe-e-lideranca.html

Conflitos

http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/6366/gestao-de-conflito.html
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/5828/como-resolver-conflitos.html


Poder
http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Roteiro/6349/delegacao-de-poderes.html
http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-poder-e-a-politica-nas-organizacoes-654909.html


Comunicação Organizacional
http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Blog_Alberto_Ruggiero/5427/como-esta-a-comunicacao-na-sua-empresa.html
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/3299/a-comunicacao-e-a-viabilizacao-das-organizacoes-qualificantes.html
http://www.artigonal.com/gestao-artigos/comunicacao-e-lideranca-602798.html

Negociação
http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4814/o-lider-e-a-resolucao-e-conflitos.html
http://www.artigonal.com/administracao-artigos/ideias-para-uma-boa-negociacao-584723.html


Relações Interpessoais
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Materia/5077/bases-do-relacionamento-interpessoal.html
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Materia/4621/o-valor-das-relacoes-interpessoais.html
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Mensagem  Renata Moreira Seg Mar 15, 2010 12:01 pm

Segundo Rosa Albuquerque, no artigo Gestão de Conflitos “O conflito normalmente surge a partir de opiniões antagônicas entre as pessoas”, ou seja, num ambiente onde várias pessoas de personalidades, conhecimentos e opiniões diversas trabalham juntas, podem ocorrer conflitos.Porém segundo Nonata Araújo no artigo Conflitos nas Organizações, nem todo conflito pode ser interpretado como negativo. Para ela, “em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação”.
Independente de o conflito ser negativo ou positivo, o Líder deve estar atento para mediação, para que esses conflitos não desmotivem os funcionários,fazendo com que seja rompida a meta do coletivo.Nesse caso, deve ser feito o bom uso da comunicação e da habilidade de liderar.




ALBUQUERQUE, Rosa A . F .“Gestão de Conflitos”.Disponível em <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/6366/gestao-de-conflito.html >Acesso em: 15 de março de 2010.

ARAÚJO,Nonata S . “Conflitos nas Organizações”.<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/conflitos-nas-organizacoes/23111/>Acesso em : 15 de março de 2010.

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Última edição por Renata Moreira em Seg Mar 15, 2010 12:19 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Suzana.Figueiredo Seg Mar 15, 2010 12:04 pm

Metodologia da Fonte está correta. Só falta a síntese.
Beijos.
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Mensagem  suzianebcb Ter Mar 16, 2010 8:02 am

A liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição citado por MAXIMIANO (2000). É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. Quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. A liderança traz o poder sólido e sustentável. Para falar de liderança é necessário que se faça uma explanação sobre o que vem a ser organização.
Para entender o que é conflitos,CHALVIN (1989)definiu que temos que ter uma visão mais abrangente de suas inumeras possibilidades, para as pessoas o termo conflito pode ocasionar um medo intenso, mas é necessário reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de executar. Na diferença em se tratar o conflito pode estar o sinal do saudável, podendo se fazer representar por duas possibilidades para uma ação mais efetiva, uma negativista, que percebe o conflito como algo prejudicial,devendo ser evitado a todo custo,e asegunda alternativa é trabalha-lo,procurando os benefÌcios que as diferenças de opiniões e os posicionamentoscontrários podem gerar a nÌvel deaprendizagem pessoal e profissional.
Já o poder está em toda parte. Desde em presídios, entre os presos, até uma grande empresa, entre os executivos de mais alto escalão como pensa Robert Henry (1998). Para se ter poder, às vezes, basta existir e estar em um âmbito naturalmente poderoso, ou se pode desde baixo chegar ao topo. O poder não está apenas entre o topo da pirâmide hierárquica empresarial e social, mas também pode ser encontrado em toda a sua extensão, desde a base até os níveis médios. Isso ocorre porque sempre existe uma subordinação em um meio onde sempre haverá um ou mais que tem o dom do poder. O poder sendo utilizado de maneira correta é de extremo benefício a todas as partes da empresa, cabe ao justo gestor decidir a forma mais adequada de implantação e inserção do poder nas organizações.
Todos estes ópicos são necessários dentro de uma empresa, pois se existe liderança e poder, tem que existir conflitos e uma boa negociação para o sucesso da empresa, tem que haver relações dos funcionários com a empresa para que haja uma otima comunicação dentro da organização.

FONTES:
MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à Administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000

CHALVIN,Dominique;EYSSETTE,François. Como resolver pequenos conflitos no trabalho.São Paulo : Nobel,1989

SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998

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Última edição por suzianebcb em Qua Mar 17, 2010 8:35 am, editado 2 vez(es)

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Mensagem  thayana ramalho bueno Ter Mar 16, 2010 9:47 am

Quando fala de uma liderança para uma pessoa menos capacitada para exerce esse papel pode apresentar dificuldades.Com isso tem que aprender ser mais exigente para ser um bom lider.A liderança tirana tem um suas várias consequências e aquele que sabe tudo,tem atitude de hostilidade co as pessoas, e rispido,com essa atitude a liderança tirania que prejudica muito seus liderados.A cultura e o pensamento das pessoas que tudo esta bom fica naquela mundo,não mude seus conceitos isso tem que mudar a capacidade dessas pessoas mudar seu estilo da empresa,a equipe e fundamental para empresa atingir seu objetivos e também tem que ter uma boa liderança e isso que leva a empresa a competitividade.Os conflitos é muito saudavel nas organizações quando bem gerenciado pelo seu lider e uma mudança que pode ser negativa pode causar uma desavença entre as equipe e positiva para gerar mais interesses as pessoas com mais empenho no trabalho.Com resolver esse conflitos com uma boa conversa entre equipe e o seu lider,expor suas duvidas podemos ter uma boa equipe.O poder e quando uma pessoa tem cargo superior com ourto colaborador que transmiti tarefas e obgrigações.O poder nas organizações e a capacidade de afetar e controlar os colaboradores.A comunicação muito importante nas empresas e para o processo humano com ela podemos ter maior dialogo entre o seu lider e sua equipe.A comunicação ea liderança anda juntos na organização com isso tem maior dialogona empresa para ajudar com isso o seu lider deve ter atitude,motivação,prazer e satisfação.A negociação e quando uma pessoa argumenta seu objetivo em chegar em algum acordo e fundamental nas organização ter um bom planejamento e uma boa experiencia profissional.A relação interpessoal e fundamental para as organização ter uma bom relacionamento entre as pessoas,ter um bom ambiente de trabalho torna -se e manter-se harmonioso e prazeroso.

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Para Suziany e Thaiany

Mensagem  Suzana.Figueiredo Ter Mar 16, 2010 11:53 am

Não contêm fontes.
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Mensagem  suzianebcb Ter Mar 16, 2010 5:56 pm

Suzana.Figueiredo escreveu:Não contêm fontes.

as minhas fontes se encontram no final da síntese e antes do meu nome,
já que foi utilizados livros da biblioteca e não sites.

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Mensagem  Suzana.Figueiredo Ter Mar 16, 2010 6:36 pm

suzianebcb escreveu:
Suzana.Figueiredo escreveu:Não contêm fontes.

as minhas fontes se encontram no final da síntese e antes do meu nome,
já que foi utilizados livros da biblioteca e não sites.

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Você citou os livros que usou, mas não sei qual foi utilizado para fundamentar suas afirmações em sua síntese.... ele deve estar presente no Texto... Como havíamos combinado, reformule, ok??
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Mensagem  suzianebcb Qua Mar 17, 2010 8:39 am

Suzana.Figueiredo escreveu:
suzianebcb escreveu:
Suzana.Figueiredo escreveu:Não contêm fontes.

as minhas fontes se encontram no final da síntese e antes do meu nome,
já que foi utilizados livros da biblioteca e não sites.

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Você citou os livros que usou, mas não sei qual foi utilizado para fundamentar suas afirmações em sua síntese.... ele deve estar presente no Texto... Como havíamos combinado, reformule, ok??

Já reformulei veja se ficou certinho... qualquer coisa estamos aqui.
Bjs


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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Síntese

Mensagem  Elizaeth lima Qui Mar 18, 2010 10:38 am

Já sabemos que liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-os numa equipe para gerar resultados. Segundo Chiavenato,2000 - “constatou-se que há influencia da liderança sobre o comportamento das pessoas”, ou seja, o líder tem capacidade adquirida e personalidade marcante que acabam qualificando-o para a função, como disciplina, humildade, respeito, compromisso entre outros. Liderar não é uma tarefa fácil, pois se tem que lidar gerenciar os conflitos amenizando-os ou eliminando, e tentar fazer isso de uma forma positiva para não prejudicar o desempenho da equipe, afinal onde há duas ou mais pessoas trabalhando juntas sempre se tem opiniões diferentes. E não podemos, nem devemos confundir liderança com poder que o processo de forçar, coagir, mandar alguém fazer o que a outra pessoa quer, sua vontade. Para chegar a uma harmonia na organização devemos ter uma boa comunicação organizacional tanto interna como externa, essa linguagem, incentiva, motiva o desenvolvimento humano do grupo, como também a negociação uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de uma pessoa, é através dele que chegamos, alcançamos nosso objetivo, um bom acordo nos traz benefícios, não podemos esquecer que numa negociação não se ganha sempre as vezes também se perde, por isso temos que ser flexíveis, maleáveis mais sempre com o foco no que se deseja. A valorização do ser humano, a sua qualidade de vida são fatores primordiais para uma relação seja no trabalho ou fora dele, isso faz com que as pessoas se integrem, socializem, e transforme o ambiente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Liderança
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ISBN 85-352-0677-9.
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=t9ur8cvj0


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Última edição por Elizaeth lima em Qui Mar 18, 2010 6:44 pm, editado 1 vez(es)
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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty RELAÇÃO INTERPESSOAL, COMUNICAÇÃO, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.

Mensagem  karen suzani guerrero nog Qui Mar 18, 2010 4:10 pm

RELAÇÃO INTERPESSOAL, COMUNICAÇÃO, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.

Desenvolver um bom relacionamento entre os componentes de uma organização é imprescindível para quer haja um bom ambiente favorável ao alcance dos objetivos coletivos e individuais. Embora todo ser humano tenha sua individualidade e habilidades pessoais, beneficia-se com a convivência em grupo e com o relacionamento interpessoal.
É necessário que cada pessoa tenha consciência da influência de seus atos, reflita sobre sua maneira de pensar e agir, ter flexibilidade, comunicação, respeito, evitando confrontos, inimizades, são aspectos que fazem parte de uma busca por estabelecer um bom relacionamento afetivo e harmonioso para com o outro dentro da organização.
Desta forma, cada um deve-se ter consciência do seu papel individual, ser ousado em busca de informações, ter senso crítico coletivo, cooperar com o grupo independente de sua atividade individual, são aspectos essenciais para atuar em equipe.Ter uma boa comunicação é a palavra chave para transmitir e trocar idéias, saber relacionar-se com outras pessoas. Em muitas situações, a comunicação é mostrada por gestos, nossa postura, fisionomia, uma forma de nos informar sobre o outro.

Segundo o lema de Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo”, o ato de conhecimento autotranscendente, afirma que devo conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo, se não conhecermos a nós mesmos, não poderemos conhecer os outros. Desta forma, fazendo com que todos sejam conscientes do próprio “eu” para adquirir conhecimento intrapessoal e de outras pessoas.
Trabalhar em grupo estabelece boas relações, tanto afetiva quanto produtiva, esse método está sendo cada vez mais valorizado nas diversas instituições e no mercado de trabalho. Não é fácil trabalhar em equipe, existem aqueles que tem dificuldade em se relacionar devido a falta de senso coletivo, por não ter capacidade de ouvir, reconhecer e respeitar as diferenças. O comprometimento com objetivos pessoais e organizacionais mais abrangentes, representam o que chamamos de TIME, pois, independente de uma desavença interpessoal, deve-se, considerar suas habilidades e talentos para cada coisa, então deve-se deixar de lado o conflito entre ambos, e analisar as qualidades que cada um possui, sabendo negociar o problema causado, fornecendo o feedback de informações necessárias para melhor comunicação interpessoal e organizacional.

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Bibliografia do Tema " Relação interpessoal, Comunicação, Conflito e Negociação"

Mensagem  karen suzani guerrero nog Qui Mar 18, 2010 7:06 pm

Bibliografia

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/6408/como-identificar-uma-lideranca-tirana.html
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Materia/5077/bases-do-relacionamento-interpessoal.html
Chiavenato, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. (acervo administração).

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Síntese "LIDERANÇA"

Mensagem  karen suzani guerrero nog Qui Mar 18, 2010 9:45 pm

LIDERANÇA

A Liderança desperta fascínio nos
membros de uma organização, representa o topo das aspirações, reconhecimento ,
respeito e honra, sobretudo para aqueles que já ocupam essa posição. Entretanto
se entrevistássemos um grupo diverso de liderados dentro de uma organização não
seria difícil constatar um certo incômodo quando o assunto é liderança. Por que
parece haver um enorme abismo e até rivalidade, na maioria dos ambientes
de trabalho, entre líderes e liderados? A compreensão desta situação preocupante
se torna possível quando analisamos os diversos tipos de liderança no
ambiente organizacional. Seja um estilo paternalista, liberal ou democrático,
quando praticados independentemente com visão única do líder, tendem a resultar
em desequilíbrios, abusos e perca do foco de objetivos da organização. Quando o
líder, incapaz de exercer sua liderança, recorre a algum meio pra defender sua
posição, influencia diretamente o desempenho de seus colaboradores.
De acordo com Patrícia
Bispo: Liderar não significa intimidar pessoas, tratar com palavras fúteis. Ela
mostra os principais fatores e conseqüências que a liderança tirana proporciona
aos membros da organização. Geralmente, o líder tirano aproveita de seu cargo
para cometer hostilidades (grosserias, ofensas e intimidações), fazendo com que
todos se submetam ao seu método de liderança de trabalho trazendo confrontos
entre líder e liderados, tornando o clima organizacional tenso. Esse tipo
de líder não aceita cometer erros, considera-se dono da verdade, manipula
porque acredita ser o privilegiado em dirigir sua equipe de
trabalho.



É necessário que as organizações criem programas de capacitação e melhoramento de
seus líderes, incentivando e reconhecendo boas lideranças, valorizando o
resultado destas e dessa forma resgatar o bom relacionamento interpessoal entre
seus líderes e colaboradores, tão necessário para alcançar o sucesso e
crescimento de todos, principalmente da organização.



Bibliografia:


http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/6408/como-identificar-uma-lideranca-tirana.html

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Re: Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais.

Mensagem  edenilza Sex Mar 19, 2010 9:37 am

Segundo Daniel Goleman diz em seu livro, “ A maior razão de as pessoas pedirem demissão é a insatisfação com seu chefe....”. e Ricarte, 1996 que diz é possível perceber que a comunicação organizacional pode se construir numa instância da aprendizagem pois,, se praticada com ética, pode provocar uma tendência favorável à participação dos trabalhadores, da maior sentido ao trabalho, favorecer a credibilidade da direção(desde que seja transparente), fomentar a responsabilidade e aumentar as possibilidades de melhoria da organização ao favorecer o pensamento criativo entre os empregados para solucionar os problemas da empresa.. Essas duas citações compreende todos os artigos relacionados porque, não estando satisfeitos com seu chefe, começarão a surgir conflitos dentro da organização que automaticamente influenciará toda a produção. O chefe tem que saber qual melhor forma de gerenciar pois cada organização, cada funcionário tem o seu modo de ser e de trabalhar. A maior influência para que a organização cresça ou mesmo entra em estagnação é a contribuição que o líder dá através de uma boa liderança, seja qual for o seu modo de liderar.O líder deve saber: avaliar a sua liderança, lidar com as relações interpessoais para se evitar conflitos ou mesmo resolve-los, saber passar conhecimentos e delegar poderes, trabalhar em equipe e outros.
Edenilza Gonçalves Preza RA-181600

Fonte: www.institutomvc.com.br/.../artjab03Liderança.htm 17/03/2010 11:00
www.algosobre.com.br/.../delegacao-de-poder.html 17/03/2010 11:30
www.calabriaveiculos.com.br/noticia/16 17/03/2010 12:00

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Mensagem  marilza Sex Mar 19, 2010 2:22 pm

Segundo Belasco Stayer, durante muitos anos as pessoas foram treinadas a acreditar que a liderança era planejar, organizar, coordenar e controlar. Esse modelo funciona, ou funcionava, na maioria das organizações, muito semelhante a uma manada de búfalos são seguidores absolutamente fiéis de um lider. O lider de búfalos adora ser o centro do poder, na crença que é esse o seu verdadeiro trabalho. Quando ele não está presente, os ''liderados'' não sabem o que fazer, e ficam zanzando à espera de uma nova ordem. Relaxam e sentem - se aliviados, mas perdidos,sem a presença do chefe. Quando o chefe convoca uma reunião idividual ou coletiva,de forma alguma, um gestor fará as demais pessoas tremerem ao entrar na sala e promoverá um clima de tensão, de medo. A justificativa de explorar ao desenvolvimento de uma nação, há os que se comparam em uma analogia medíocre ainda '' estou melhor que muitos por aí ''. O escritor Irlandês George Bernard Shaw nos faz lembrar com seu célebre pensamento " Progresso sem mudança é impossível, aqueles que não conseguem mudar sua mente não são capazes de mudar nada '' o lider tem um papel muito expressivo nesse cntexto. Cabe a ele lembrar às pessoas que o que elas fazem é muito importante, ajudá -las a ve sentido no seu trabalho e a se desenvolver.
Fontes: htt://www.calabriaveiculos.com.br/noticia/16 /03/2010
www. saiadolugar.com.br.../as caracteristicas de um lider.18/03/2010

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Liderança, Conflitos,Negociações e Relações interpessoais

Mensagem  Cristiane Campos Sáb Mar 20, 2010 4:15 pm

As pessoas não nascem líderes, elas desenvolvem métodos, ou recorrem à longas pesquisas com líderes que deixaram suas contribuições de auxílio, conforto e resposta. “Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (HUNTER; JAMES 2004, p.25)
A presença do líder em uma empresa é de suma importância, sua característica deve ser firmada nos seguintes preceitos: Planejamento satisfatório, Dinamismo, Ouvir idéias e questionamentos, estar em constante aprimoramento (cursos, palestras, entre outros) mostrando para os funcionários, que estes, são os pulmões da empresa.
A liderança Tirana enfatizada por Patrícia Bispo vem reforçar o que ocorrem em muitas empresas, haja vista que elas já introduziram mecanismos de liderança com o intuito de unir bem estar e produtividade, gerando desenvolvimento, crescimento e funcionários satisfeitos e realizados.
A responsabilidade de uma liderança impacta diretamente no trabalho a ser desempenhado e no respeito, admiração e aprendizado absorvido pelos funcionários. Ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida através de muito esforço, dedicação, perseverança, disciplina, acertos e erros, adquiridos por meio da educação e da aplicação, inclusive da liderança servidora.
Servir e se sacrificar pelos outros é algo que pode
ser realizado de muitas maneiras diferentes. Quando
nos dedicamos a identificar e atender as necessidades
legítimas dos outros (servir), descobrimos que é
é preciso fazer alguns sacrifícios. O alvo pode ser
nosso ego, orgulho, ou sede de poder, além de outros
interesses pessoais. Às vezes precisamos sacrificar
também nosso desejo de sermos admirados, nosso
péssimo hábito de evitar conflito, nossa
determinação de ter todas as respostas e de aparecer
bem na foto. (HUNTER; JAMES 2006, p.43-44)

Em relação a gestão de conflitos na empresa, deve ser sabiamente analisada e na medida do possível solucionada; de forma que gestor e sua equipe consiga sanar conflitos.
Ao escolher o modelo de liderança motivacional, o líder adota um estilo de liderança para cada situação, de acordo como ele irá agir em relação aos seus subordinados, em termos de comunicação. A partir do momento em que o líder consegue perceber os diferentes comportamentos de sua equipe, ele agrega valor a sua performance em liderança e motivação de pessoas, adquirindo ganhos não somente na forma de liderar, bem como no bom relacionamento interpessoal.
Onde não há comunicação, clara e objetiva, não existe resultados, e com isto, os objetivos e metas da empresa não são atingidos.
A empresa que estimula e capacita seus colaboradores ganha admiração e respeito por parte dos funcionários e se destaca no mercado.
“A influencia e a liderança são construídas com muito trabalho e sacrifício”. (HUNTER, 2006, p.42)



Bibliografia

HUNTER, James C. O MONGE E O EXECUTIVO – Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004 p. 139.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor – Os princípios de liderança de O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
BISPO, Patrícia. LIDERANÇA. http//WWW.rh.com.br/Portal/Liderança/Dicas/6408/comoidentificar-uma-liderança-tirana.html/



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Mensagem  Laryssa Moura Sáb Mar 20, 2010 11:51 pm

Em seu artigo sobre liderança, Karla Santana Mamona cita vários exemplos, dentre eles um que vemos, mas nem sempre comentamos. O caso de o funcionario ter o espirito de liderança enquanto o seu lider nao tem.
“Já no caso do chefe mais omisso, pode acontecer uma liderança paralela, se o profissional tiver conhecimentos suficientes na sua profissão. “Ele assumirá esse papel, e quem pode ser demitido é o chefe.”
Muitas vezes é necessario ser lapidado ate que se chegue ao resultado ideal.
Existem diversas maneiras de liderar, entre elas o modo tirano. Aquele em que voce nao tem respeito pelo seu superior, e sim medo. Compoe-se de atos que reprimem o colaborador.
“Geralmente, a liderança tirana aproveita o cargo que lhe foi incumbido para expressar atitudes hostis, diante das outras pessoas. Isso faz com que o gestor erroneamente imagine que conquista o respeito dos seus liderados.” BISPO, Patricia.
De acordo com o texto de Thiago Muniz, que fala sobre a cultura organizacional, equipe e liderança, compreendi que as organizações, nao querem mais funcionarios que sejam só “branços e pernas” ou seja “do pescoço para baixo”. Elas almejam funcionarios que acrescentem algo para a organização intelectualmente. Que nao seja aquele funcionario que finge estar fazendo algo, quando na verdade só está “olhando o tempo”. Porém, isso depende da cultura de cada organização.
“[...] isso hoje não serve mais para nada, pois viver glorificando o passado não constrói uma equipe e muito menos desenvolve uma cultura projetada no futuro.” MUNIZ, Thiago.
Quando ele cita esse determinado trecho, quer dizer que não adianta ficar se vangloriando “das batalhas que venceram” e sim correr atrás do sucesso nas próximas atividades. Até porque o passado está lá atrás e não adiciona em nada nos problemas futuros.
Mas para que aja esse resultado, é necessaria uma liderança adequada, trabalho e boa interação com a equipe. Dentro de tudo isso tambem tem que haver um certo conflito. Pois é ai que irão surgir muitas ideias, soluções ou ate mesmo desentendimento entre os membros da equipe.
Para que tenha um resultado desejado, o mesmo tem que ser gerenciado e se por um acaso o mesmo sair de modo não esperado, é hora de buscar outros caminhos para reverter tal situação. Pois, sem essa atitude, resultará em um desequilibrio entre os integrantes da equipe.
“Em casos extremos, o conflito pode gerar descontentamento, dissolver laços comuns e resultar no colapso final da equipe. Quando os conflitos se tornam em demasias e prejudiciais à eficácia da equipe, os gestores precisam buscar por alternativas que reduzam essa condição.” ALBUQUERQUE, rosa.
O profissional tem que saber lidar com os conflitos que aparecerem durante todo o processo. “Um estudo revelou que o gestor de nível médio gasta aproximadamente 20% de seu tempo lidando com conflitos.” ALBUQUERQUE, rosa.
Sendo assim, nota-se a indispensavel qualidade e habilidade de gerenciar conflitos.
Em meio a isso tudo entra tambem a delegação de poderes, que muitas vezes causa conflitos nao assumidos entre colaborador e chefia. Se for mal administrado, concerteza o colaborador nao atingirá o objetivo esperado. Nao basta apenas delegar poderes, é necessario ter confiança, pois se algo sair errado é de total responsabilidade do superior (chefe). Um dos erros mais cometidos é de não dar espaço ao colaborador para que ele faça perguntas. “Abdicação: "Não quero ver mais isso". A chefia impede a colocação de dúvidas por parte do subordinado, aumentando a possibilidade de eventuais problemas na fase inicial da delegação.” MARQUES, kelly.
Esse entre outros erros são cometidos diariamente e nao é novidade saber que eles influenciam no resultado final.
O conflito mais uma vez aparece, ele pode ser visto de vários modos, depende de como o líder o vê.
“No pensamento de Warren Bennis, “os líderes não evitam, reprimem ou negam o conflito, antes os vêem como uma oportunidade”. Podemos subentender do enunciado que:
* o líder que evita o conflito é omisso;
* o líder que reprime o conflito é ditador;
* o líder que nega o conflito é utópico;
* o líder que vê no conflito uma oportunidade é otimista”. FRANCISCO, valmir josé.
O conflito tambem pode ser classificado em tres etapas, cabe ao líder saber identificar cada um deles e resolver da melhor forma possivel. Mas para isso é necessario ouvir as partes em conflito, assim ele terá ma noção e qual atitude tomar.
Por fim, temos a importancia do relacionamento interpessoal. Nao é importante pelo simples fato de “fazer contato” com os outros integrantes da organização e sim criar um bom relacionamento para que possam trabalhar em equipe, pois uma equipe que esteja interada, que interaja entre sim, produz muito mais do que aquela que só se comunica quando for extritamente necessario.
Dividido em várias partes, os textos propostos, mostram a necessidade e a importancia da interação e bom relacionamento nos diversos niveis hierarquicos dentro da organização.

Acessado, 18 de março de 2010. Disponível <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/6408/como-identificar-uma-lideranca-tirana.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponível <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/6069/os-tres-mosqueteiros-corporativos-cultura-equipe-e-lideranca.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://administradores.com.br/informe-se/informativo/aversao-a-lideranca-saiba-mais-sobre-ela/31090/>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/6366/gestao-de-conflito.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/5828/como-resolver-conflitos.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Roteiro/6349/delegacao-de-poderes.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-poder-e-a-politica-nas-organizacoes-654909.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4814/o-lider-e-a-resolucao-e-conflitos.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Materia/5077/bases-do-relacionamento-interpessoal.html>
Acessado, 18 de março de 2010. Disponivel <http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Materia/5077/bases-do-relacionamento-interpessoal.html>
Acessado, 17 de março de 2010. Disponivel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Poder>
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. ISBN 85-352-0677-9.
LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-02-03788-9.
BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos de Comportamento Organizacional. Título Original "A Primer on Organization Behavior". 1992 - São Paulo - Editora Pioneira.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a>

Laryssa Moura

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Mensagem  rosiane2 Dom Mar 21, 2010 7:14 am

Quando falamos em liderança , lembramos sempre que algo e submetido , pois sabemos que pra ser um bom líder é preciso saber ouvir , dialogar , interligar com o grupo , escutar idéias que possa influência a capacidade do grupo , no entanto liderar e fazer com o grupo se motiva dentro do trabalho solicitado. No meu entender um lider , não é só liderar e sim ouvir os conceito das pesssoas naquele grupo. Um bom lider é aquele que não esquece o seu grupo.Tudo isso o conflitos , negociação as relações interpessoais está dentro das organizações , até no nossso dia - a - dia . Sabemos que , saber lidar com pessoas não é uma coisa muito fácil não. Cada pessoas tem suas idéias , suas escolhas , tem pensamentos diferenciados. O líder e sempre o responsável pelo desenvolvimento do seu grupo de trabalho .

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Mensagem  Geicyanne Dom Mar 21, 2010 7:48 am

Na liderança a gente identifica variáveis, tem líderes que gostam de mandar, outros q gostam de ensinar e ajudar. E tem funcionários que gostam de aprender e outros que não admitem obedecer a ordens. É complicado trabalhar com a liderança na equipe quando se têm controversas. Como a Clarice ressalta no artigo, existem dois tipos de chefe na carreira, um autoritarista outro omisso. No lado autoritário haverá conflitos e demissão, do lado omisso pode acontecer uma liderança paralela. Líder tirano é aquele que esta no cargo de líder talvez por sorte, que usa a liderança para se dar bem e a achar que ganhou respeito de todos, ele nunca admite os próprios erros, exagera na hora de deixar atividades aos liderados, não gosta de ouvir pessoas elogiares outro líder que ele logo aponta defeitos, não participa de treinamentos, e acha que tudo deve ser resolvido na base do “grito”. Etc.
A liderança (liderar) é servir ao funcionário, fazer ele se sentir importante no desenvolvimento de seu trabalho.
Para algumas pessoas, o conflito tem seu lado bom e ruim, bom pelo fato de dar idéias para resolução de problemas, ruim quando já é levado como briga e acaba se desfazendo a equipe. Maneiras de se resolver conflitos, são simplesmente no dialogo com os conflitantes, saber o motivo, quem esta envolvido, avaliar não só o motivo, mas fazer uma análise desde quando nasceu esse conflito, qual é o tipo dele também, se afetara a organização num todo ou apenas as partes interessadas.
A definição em poucas palavras de Poder é o direito de deliberar, agir e mandar também, dependendo do contexto, pode exercer a autoridade, soberania, domínio, da influência ou da força. O poder de uma pessoa sobre a outra se divide classicamente em três tipos: Poder Coercitivo, Poder Utilitário e Poder Normativo. O primeiro é o poder da agressão: faça isso ou você apanha. O segundo é o poder do dinheiro, ou, de forma mais geral, de um presente: faça isso que eu te dou isto. O terceiro é o mais sutil: faça isso que serás reconhecido e se sentirás bem. Por exemplo, em uma sociedade de voluntários os mais dedicados recebem reconhecimento público. Outro exemplo são as plaquinhas de “funcionário do mês” nas paredes de alguns restaurantes.
Os processos de comunicação têm como objetivo proporcionar facilidades para que todos executem suas atividades com conhecimento e profissionalismo. É importante ressaltar que os veículos de informações existentes estejam sempre visíveis para seus clientes internos e externos, como por exemplo: jornais, revistas, murais, quiosques e outros. (Paulo Henrique Paiva).
É essencial compreender a empresa como um conjunto de pessoas unidas por um sonho coletivo, sonho que somente podem construir juntas, em regime de interdependência. Egoísmo em empresas é um profundo elemento desagregador. Não há comprometimento verdadeiro na presença do egoísmo e da fogueira das vaidades. (Carlos Hilsdorf).
Negociação é o ato de resolver conflitos ocorridos na organização. Geralmente uma função do líder. Na hora de negociar como profissional, a negociação é abrangente, negociamos com cautela, clientes, funcionarios, fornecedores, concorrentes, autoridade, entre outros. As negociações giram em torno do princípio da troca: é preciso dar para poder receber. A chave para qualquer negociação é que cada uma das partes deve tirar vantagens das concessões que se fazem. Em princípio, negociar com êxito nunca deveria resultar num vencedor nem num perdedor. Ou ambas as partes obtêm um resultado satisfatório ou é um caso de fiasco . O último caso verifica-se quando nem as prioridades mínimas das partes são atingidas. Para negociar com êxito é preciso estar preparado. A escolha do local da reunião deve ter em conta as infra-estruturas, o conforto e a neutralidade do local.
A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto.
Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo.
Voltado para profissionais das mais diversas áreas e todos aqueles que desejam desenvolver seu potencial de comunicação, o treinamento alia dinâmicas grupais e vivências pessoais a um conteúdo teórico e instrumental. Auxilia o participante a entender como funciona sua comunicação com o próximo, e como potencializar este canal. Busca refletir sobre o papel de cada um nos ambientes onde atuam e colabora para um aprimoramento pessoal e profissional.
Saber trabalhar em equipe origina-se na aptidão intrapessoal:"se me conheço, consigo estabelecer relacionamentos saudáveis e reconhecer o outro".

Referencias:
sites:simplesmente.com/poder;
Paulo Henrique Paiva (rh.com.br)
aeiou.expressoempregos.pt
4tempos.com.br
pt.shovoong.com


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Mensagem  josileide jimenez de arau Dom Mar 21, 2010 9:27 am

Segundo Valdemir José Francisco, o conflito é definido como uma situação em que nao há entendimento e acordo das partes interessadas. o conflito ocorre na maior parte pela famosa invasão de um espeço alheio,existe três niveis de conflito: o conceitual, ideologico e o pessoal.O conflito pessoal é o mais complicado, pois ele envolve o ego e as emoções das pessoas, o lider ele tem um papel fundamental nas organizões , para a resolução de conflitos dependendo da sua habilidade e da sua capacidade de nogociar essa situação de conflito, ela pode ser positiva ou se transformar em grandes problemas em seus objetivos e as metas da equipe. Numa situação de conflito , o lider tem que tomar uma atitude, identificar qual é o tipo de conflito, tem que estar por dentro dos problemas e nao ter só uma visão parcial.A liderança ela nao pode ter uma visão por cima dos seus problemas , pois ela tem que conhecer qual o motivo desse conflito, porque ele ocorreu e porque ela esta sempre presente nessas ocasiões.O lider ele tem que ouvir as pessoas mais proximas ao conflito, precisa tomar uma posição diante esse problema, precisa ser prudente ao fazer uma analise desse conflito. Os conflitos eles existem e fazem parte da realidade de uma organização, nao podemos evitar que esses tipos de conflitos nao ocorra numa organização, existem meios de solucionar um conflito através de uma boa liderança e um trabalho em equipe.

http://www.rh.com.br/portal/liderança/artigo/4814/o-lider-é-a-resolucao-e-conflitos.html
http:www.artigonal.com/administracao-artigos/ideias-para-uma-boa-negociacao-584723.html

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Mensagem  simone28 Dom Mar 21, 2010 9:39 am

Liderança é o ato de transformar ideias nas nossas ações.Tem lider é só ele que tem opinão própria e não deixa com que o funcionário expresse as suas ideias.Tem lider que a equipe é motivada, unida e que se preocupa com o bem estar de sua equipe.Tem lider que acomoda tanto com o seu papel que esquece que outro membro da equipe não pode ter responsabilidade interesses próprios com isso faz com que um lider tenha a voz autoritária e não deixa e não ouve o que a equipe tem a se expressar nas ideias.E é só ele que tem voz autoritária por isso que muitas empresas entram a falência. Evitar conflitos e boatos dentro da empresa e debater tudo que se acontece dentro de uma empresa.A empresa tem que trabalhar com uma equipe que tem bom clima organizacional e que possa expressar suas opiniões e sentimentos.

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Mensagem  EDY Dom Mar 21, 2010 10:05 am

PODEMOS CONCLUIR QUE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇAO A LIDERANÇA E A BASE QUE UMA EQUIPE PORTANTO SE GERA CONFLITOS NAO SE PODE HAVER ENTENDIMENTO, EXPOR A OPINIOES ONDE LEVAMOS AS SOLUÇOES PARA OS PROBLEMAS,TUDO DEPENDE DE COMO O LIDER ESTA EXECUTANDO SUA FUNÇAO, E COMO A EQUIPE TRABALHA. ACREDITO QUE UMA EMPRESA TEM TUDO PARA DESENVOLVER E MANTER SE SEUS FUNCINARIO SEREM BONS COLOBORADORES, ATRAVES DE SUAS CAPACIDADES MOSTRA COMO FUNCIONA QUANDO SE ENCONTRA EM SITUAÇOES DE CONFLITOS, NEGOCIAÇOES.

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Mensagem  Mickenny Nazário Monaco Seg Mar 22, 2010 9:35 am

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. (WIKIPÉDIA)
À liderança pode encontrar dois tipos de chefe em sua carreira: o mais autoritário, certamente haverá muitos conflitos, que podem acabar em demissão e o mais omisso, pode acontecer uma liderança paralela, se o profissional tiver conhecimentos suficientes na sua profissão. Ele assumirá esse papel, e quem pode ser demitido é o chefe. ( administradores.com.br, 2010)

Conflito pode ser definido como uma situação gerada, quando não há entendimento e acordo das partes interessadas, sendo este acordo necessário. A maior parte dos conflitos ocorre pela famosa “invasão” do espaço alheio. O papel do líder na resolução de conflitos é de fundamental importância para as organizações, pois dependendo da sua habilidade de negociação, a situação conflitante pode converter-se em fatores positivos ou se transformar em grandes problemas, comprometendo os objetivos e as metas da equipe. A primeira atitude do líder na resolução de conflitos é identificar que ‘tipo de conflito’ ele está lidando: se é conceitual, ideológico ou pessoal. Em segundo lugar, o líder precisa familiarizar-se com o problema completamente e não apenas ter uma visão parcial. Em terceiro lugar o líder precisa tomar uma posição, sendo que este posicionamento deve ser imparcial, considerando o bem-comum da organização. Ele não deve ser influenciado pelo grau de proximidade ou simpatia com qualquer dos envolvidos. O quarto passo é o exercício das habilidades do líder em aconselhamento e persuasão, pois geralmente os conflitos, mesmo aqueles que são resolvidos imediatamente, podem gerar resquícios que talvez se manifestem posteriormente através de mágoa, rejeição, indisposição, descrédito e outros fatores desmotivacionais, principalmente quando uma das partes considera-se perdedora. Os conflitos existem e fazem parte da realidade do contexto organizacional. Infelizmente não podemos nos livrar da presença deles, pois seria o mesmo que tentar fugir da própria sombra. O conflito faz parte da complexidade humana. Entretanto, seu aparecimento freqüente é um forte indicador de que não estamos melhorando. Mesmo reconhecendo o conflito como pertinente à existência, existem meios e ferramentas para solucioná-los, transformando-os em instrumentos de crescimento pessoal e profissional. (Valdemir José Francisco, 2007)

O poder é o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um superior para um colaborador. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso.(Kelly Marques, 2009)


Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a
http://administradores.com.br/informe-se/informativo/aversao-a-lideranca-saiba-mais-sobre-ela/31090/
http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4814/o-lider-e-a-resolucao-e-conflitos.html
http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Roteiro/6349/delegacao-de-poderes.html

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Gestão de Conflitos

Mensagem  Danielle Rodrigues Qui Abr 01, 2010 6:51 pm

De acordo com a autora Rosa Almeida Freitas Albuquerque, conflitos são o surgimento de opiniões diferentes, idéias opostas. Ele aparece quando essas divergências acontecem. Em algumas ocasiões é possível, às vezes, até tirar proveito da situação, tomando como base o surgimento de boas idéias, propicias para mudanças que beneficiem a organização.
Mas por outro lado, grandes desavenças podem ocorrer, prejudicando as equipes e, em casos mais extremos, a organização. O conflito tem várias vertentes, ou seja, podem acontecer por diversos motivos. É preciso saber gerenciar esses conflitos, isso é muito importante para o gerente dessa organização ou dessa equipe.
O gerente tem que ter habilidades para dominar o problema, ser comunicativo e entrar de cabeça naquilo que ele faz, para que esse problema não tome rumos maiores. Isso deve ser feito de uma forma discreta. Ele deve fazer adaptações e coletar o que de melhor esse conflito pode oferecer, melhorando o clima e satisfazendo o ideal da organização.

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Sínte de artigos referentes as últimas aulas - Liderança, Conflitos, Negociação e Relações Interpessoais. Empty Liderança

Mensagem  Danielle Rodrigues Qui Abr 01, 2010 6:58 pm

Dá pra entender que nesse texto a idéia é mostrar que liderança é um assunto que mexe um pouco com o nervo das pessoas.
Segundo a psicóloga Clarice Barbosa, existem pessoas que tem aversão à liderança, pois tem dificuldade em entender o que realmente ela significa. Dessa maneira, quando deparam com ela, agem de tal maneira que não propiciam o desenvolvimento dentro da empresa, ou quaisquer que seja a situação, praticamente impedindo que o objetivo da equipe seja alcançado.
Pessoas assim, quando estão no papel de líder, se tornam autoritários, adquirem características negativas, como o egoísmo e intolerância. Esse profissional precisa desenvolver uma competência, e a capacidade de lidar com as diferenças de opiniões para que todos o respeitem e admirem, vendo nele um exemplo, um espelho de si próprio, que busca sempre agir de maneira a beneficiar sua equipe.
Ser líder é saber ouvir, entender, respeitar e estar sempre aberto conhecer, aprender e não só ensinar. Grandes lideres surgirão a exemplo deles.

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